AngolaDestaqueJustiça

Álvaro Sobrinho acusa deputado da UNITA de difamação

O procurador-geral da República, Dr. Hélder Pitta Grós, recebeu hoje uma queixa-crime contra o presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, o deputado Adalberto da Costa Júnior.

Na queixa, o investidor privado Álvaro Sobrinho denuncia a prática de crimes de difamação calúnia e injúrias pelo deputado Adalberto da Costa Júnior.

A 5 de Setembro passado, o deputado afirmou, no projecto multimédia “Repensar Angola”, que Álvaro Sobrinho, num acto de grande corrupção, tinha depositado nas suas contas nas Ilhas Maurícias e Seicheles mais de 700 milhões de dólares de fundos desviados do erário público. Mais, afirmou que foi desviado para estes paraísos fiscais um total de mais de mil milhões de dólares de fundos do Estado angolano e tinha provas disso.

O investidor Álvaro Sobrinho considera que tudo isto é falso, pelo que não lhe terá restado alternativa senão processar criminalmente o presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, que se apresentou no referido debate como um “investigador poderoso”.

Nas suas declarações alegadamente caluniosas, o deputado afirmou ainda que, em 2013, solicitou uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o assunto, que foi rejeitada. Mais, afirmou que o Estado angolano não se manifestou interessado em recuperar os mil milhões de dólares, apesar das garantias dadas pelos chefes dos governos dos referidos paraísos fiscais ao presidente da UNITA, Isaías Ngola Samakuva.

Contactado, o investidor Álvaro Sobrinho afirma: “Convido a UNITA a realizar uma conferência pública sobre os dossiers que Adalberto da Costa Júnior afirma ter em sua posse sobre o assunto.”

“É vital, para o processo de recuperação de activos do Estado em curso no país, que a UNITA ou o líder da sua bancada parlamentar apresentem publicamente as informações comprovadas que dizem deter”, refere Álvaro Sobrinho.

O investidor afirma ainda estar disponível para contribuir para o evento relacionado exclusivamente com tais declarações, nos termos que permitam o apuramento da verdade.

Fonte: Club-k.net
Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button