Justiça

Contas de Augusto Tomás bloqueadas

A sessão de ontem foi marcada por revelações dramáticas do réu Augusto da Silva Tomás, segundo as quais tem todas as contas bloqueadas e que, enquanto provedor de sustento de toda a família, designadamente dos 14 filhos, pais octogenários, sobrinhos órfãos, não tem como fazer, pois não beneficia de salário quer da Assembleia Nacional, quer do Ministério dos Transportes.

Contas de Augusto Tomás bloqueadas
Contas de Augusto Tomás bloqueadas

Apesar de ter requerido o “desbloqueio dos seus bens” à DNIAP e ao Tribunal Provincial de Luanda e de ter apresentado junto da Procuradoria-Geral da República a sua declaração de bens, a situação continua estacionária.
Instado pela defesa sobre as participações do Conselho Nacional de Carregadores no BNI e na Sociedade HFA, Augusto Tomás sublinhou desconhecer a questão, pois na altura em que recebeu as pastas do seu antecessor não constou um dossier sobre o assunto.
Relativamente à autorização da participação do CNC e Unicargas na sociedade SIGMA e ASGM sobre a instalação de uma montadora de automóveis ligeiros e autocarros no país, o réu respondeu afirmativamente, lembrando que tinha sido solicitado por Ismael Diogo, um dos accionistas da SunInveste para o efeito, num momento em que o país pretendia reduzir as importações e promover as exportações.
Porém, Augusto Tomás lembrou que a sociedade terá importado 100 autocarros. Destes, confirma ter mandado entregar 53 à TCUL, quando a SIGMA que tinha importado, pretendia apenas beneficiar a SGO e a Transgol, mesmo quando o CNC era accionista.
O Ministério Público acusa Augusto Tomás de apropriação ilícita de mais de 1,4 mil milhões de kwanzas, de 40 milhões de dólares e de 13 milhões de euros do CNC.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button