Política

Angola e Congo abordam reforço da cooperação bilatera

O embaixador de Angola no Congo, Vicente Muanda, abordou nesta segunda-feira (15) questões relacionadas com o reforço e controlo da segurança da fronteira comum, o combate aos crimes transfronteiriços e à imigração ilegal, durante uma audiência que lhe foi concedida pelo ministro do Interior e da Descentralização da República do Congo, Raymond Zéphirin Mboulou.

De acordo com uma nota de imprensa da representação diplomática angolana, durante a audiência os dois interlocutores analisaram o estado dos trabalhos das comissões de peritos sobre a fronteira marítima, e realçaram os laços existentes entre Angola e o Congo, assim como o empenho dos presidentes angolano e congolês, respectivamente João Lourenço e Denis Sassou Nguesso, na criação de condições para o bem-estar dos respectivos povos.

Vicente Muanda e Raymond Zéphirin Mboulou abordaram também sobre a colocação do busto do saudoso presidente António Agostinho Neto, no terminal do Aeroporto Internacional Agostinho Neto, em Ponta Negra, dedicada em memória do Primeiro Presidente de Angola.

Inaugurado recentemente pelo Presidente Denis Sassou Nguesso, durante uma cerimónia que marcou o “baptismo” do novo terminal do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, de Ponta-Negra, a referida estrutura incorpora a modernidade e autenticidade da arte tecnológica, com o nome do pai da independência de Angola.

Na ocasião, o ministro do Interior e da Descentralização da República do Congo manifestou o interesse em visitar oficialmente Angola, a partir de finais de Maio de 2019, afim de passar em revista com o seu homólogo angolano, Ângelo da Veiga Tavares, o estado de cooperação entre os dois departamentos ministeriais.

As repúblicas de Angola e do Congo mantêm excelentes relações de cooperação, envolvendo os sectores político-diplomático, transportes, petróleos, comércio, turismo, ambiente, entre outros, assim como no quadro das instituições internacionais e regionais que ambos integram.

Angop

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button