DestaquePolítica

Carolina Cerqueira e Maria da Piedade de Jesus têm novos cargos no Executivo

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou hoje a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e a nomeou para o cargo de ministra de Estado para a Área Social, indica uma nota da Casa Civil.

Carolina Cerqueira e Maria da Piedade de Jesus têm novos cargos no Executivo
Carolina Cerqueira e Maria da Piedade de Jesus têm novos cargos no Executivo

Carolina Cerqueira nomeada ministra de Estado para Área Social e Maria da Piedade de Jesus ao cargo de ministra da Cultura
Fotografia: DR

O cargo de ministra de Estado para a Área Social foi criado a 29 de Maio último, pelo Conselho de Ministros.

Num outro despacho presidencial, o Chefe de Estado exonerou Maria da Piedade de Jesus, do cargo de secretária de Estado da Cultura, sendo nomeada para o cargo de Ministra da Cultura.

Ministra de Estado para a Área Social

Jurista, Carolina Cerqueira nasceu em Caculo Cabaça, município da Banga, província do Cuanza-Norte. Mestre em Ciências Político Jurídicas, pela Universidade Agostinho Neto. Desempenhou as funções de ministra da Cultura desde 5 de Maio de 2016. Tem formação em Jornalismo Diplomático (sede da ONU, Nova Iorque), em Diplomacia Popular (Universidade Rovereto, Itália). Formou-se ainda em Observação Eleitoral (sede da União Europeia, Bruxelas e no Ghana) e formação em Resolução de Conflitos (Quénia – Mombasa).

Em 2015 foi membro do Comité Executivo e do Comité de Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Comércio da União Interparlamentar Mundial, entre 2013 e 2016 – vice-presidente da Organização Pan Africana das Mulheres para África Austral, entre 2012 e 2016 – vice-presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, deputada à Assembleia Nacional, membro da Comissão Permanente e membro da Comissão dos Assuntos Jurídicos e Constitucionais (2008/2010;2012/2016), presidente do Grupo Nacional da União Interparlamentar Mundial, presidente da Comissão dos Direitos do Homem, Sugestões e Reclamações, ministra da Comunicação Social (2010/2012), membro da Comissão Constituinte da C.R.A (2010), presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Internacional das Mulheres de Carreiras Jurídicas (2006/2012), directora do Gabinete de Cidadania e Sociedade Civil do MPLA (1984/2008), secretária dos Assuntos Jurídicos e de Solidariedade da OMA e jornalista na Rádio Nacional de Angola (RNA), entre 1977 e 1984.

Ministra da Cultura

Formada em Arqueologia Pré-Histórica (pós-graduação), pela Universidade de Paris Panthéon-Sorbonne, Maria da Piedade de Jesus nasceu em Moçâmedes, província do Namibe.
Em 2018 foi nomeada secretária de Estado da Cultura, antes desempenhava as funções de Directora Geral do INPC-Instituto Nacional do Património Cultural, precedido pelo cargo de directora provincial da Cultura no Namibe.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button