Política

Caso Tchizé: Tem faltado sabedoria – Rui Kandove

Com o anúncio da suspensão do mandato de Welwischia dos Santos do órgão de decisão do partido e a consequente mediatização inicia-se, formalmente, um processo com final previsível. De acordo com as alegações, Tchizé dos Santos violou os estatutos do partido.

Caso Tchizé: Tem faltado sabedoria - Rui Kandove
Caso Tchizé: Tem faltado sabedoria – Rui Kandove

Quanto a isso nada a fazer, até porque Tchizé sempre soube que as suas intervenções demostravam tudo menos lealdade ao Pr do Partido, aliás, vezes sem conta chegou mesmo a desafiar a autoridade da liderança do MPLA.

Contudo, acho que existia um conjunto de outras opções para se recuperar uma militante que nos últimos tempos tem se revelado muito activa, sobretudo nas redes sociais, pessoalmente, considero que o Partido sairia a ganhar se optasse por uma postura mais pedagógica ou esgotasse todas as possibilidades de dialogar com a filha do ex-Presidente JES. É evidente que é público ter-se tornado quase regra no MPLA entrar para estruturas do partido com fito de procurar visibilidade que garanta o acesso rápido a cargos públicos, talvez, por isso, alguns militantes de convicção terão se afastado da sua família política.

Ninguém em circunstâncias normais apoiaria as declarações de Tchizé, contudo, não se deve escamotear a sua aptidão para o exercício da actividade política, basta apreciar a sua disponibilidade (às vezes exagerada) para o diálogo/debate. O áudio disponibilizado na madruga de hoje, 8/6, Tchizé, faz uma pergunta muito interessante quando se referia às mudanças no seu partido; Tchizé questionou: é esse MPLA que queremos?

Essa é uma pergunta carregada de simbolismo que nos remete às reais possibilidades da actuação dos quadros no domínio da interpretação política das orientações emanadas da visão do líder. O questionamento da Tchizé faz sentido na medida que os membros do partido que agora actuam sempre estiveram ao serviço do Presidente JES, até aí nada de anormal se considerarmos que se tratou de uma mudança na continuidade, o problema são os discursos dos vira casaca que depois de se “lambuzarem” do banquete servido por JES, preparam-se para usar as mesmas espertices, truques, para iludirem e dar a volta as verdadeiras pretensões do PR JLO.

À Tchizé dos Santos desejo saúde e paz e recomendo vivamente que coloque em prática a emblemática frase de seu pai; falar menos e fazer mais.

Rui Kandove
08-06-19

Fonte: Club-k.net

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button