Política

Deputado destaca isenção da imprensa

O deputado do grupo parlamentar da UNITA Virgílio Samussongo reconheceu quinta-feira, em Saurimo, Lunda-Sul, que os órgãos de comunicação social têm estado à altura dos desafios do país no domínio da gestão da informação com imparcialidade e isenção.

Deputado destaca isenção da imprensa
Deputado destaca isenção da imprensa

Deputado Virgílio Pedro Samussongo, da UNITA
Fotografia: Dr

O parlamentar, que falava no final de visitas aos órgãos de comunicação social em Saurimo, reconheceu algumas dificuldades ligadas à falta de transportes, instalações próprias e insuficiência de recursos humanos. A propósito, Virgílio Samussongo comprometeu-se a interceder junto das autoridades para a resolução gradual da situação.
Sobre a liberdade de imprensa, o também secretário provincial da UNITA na Lunda-Sul disse que, apesar de alguns avanços, ainda registam-se alguns constrangimentos, tendo sublinhado a necessidade do contraditório sempre que os factos exigirem.
O deputado visitou igualmente as instalações do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e da delegação da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA).

Papel das autarquias

O vice-presidente do grupo parlamentar da UNITA, José Pedro Katchiungo, esclareceu à população de Menongue, Cuando Cubango, que as autarquias são um grande impulso para o processo de desenvolvimento, por via da transparência na governação e gestão do erário.
O deputado do maior partido da oposição esclareceu que é através das autarquias locais que o Executivo vai reforçar o combate à corrupção e ao nepotismo.
“A corrupção é a maior doença que se instalou no seio dos angolanos desde os primórdios da independência. Devemos combater este mal por não permitir a distribuição das riquezas por todas as comunidades, incluindo nas zonas mais recônditas do país”, disse.
O político disse que a luta da UNITA é pela melhoria do bem-estar de todos os angolanos. José Pedro Katchiungo considerou que o fundador do maior partido da oposição, Jonas Savimbi, foi o grande precursor da democracia em Angola.
José Pedro Katchiungo disse que as eleições autárquicas, previstas para o próximo ano, não podem ser transformadas em batalhas partidárias, onde o vencedor tem de ser uma organização político-partidária. Para o político, o vencedor deve ser o cidadão nacional.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button