Política

Ex- Director da Divida Pública transferido para sede do MPLA

O Secretariado do Bureau Político do MPLA aprovou no passado dia 14, a indicação de Ciel da Conceição Aguiar Cristóvão, para às funções de chefe de Divisão de Política Económica do Departamento para a Política Económica do Comité Central.

Fonte: Club-k.net

Ciel de Aguiar da Conceição Cristóvão é filho do malogrado general das FAA, Ciel da Conceição Cristóvão. Estudou economia nos estados unidos e depois de passar pelo sector privado, e pelo ministério das finanças regressou para a função pública cujo primeiro cargo de relevo foi o de Secretario Geral do Ministério da Industria, em substituição de Miguel Catraio.

Porém, com a nomeação de Archer Mangueira, em finais de 2016, Ciel da Cristóvão fora convidado a regressar ao ministério das finanças como consultor do ministro e rapidamente ascendeu, em Maio de 2017, para o cargo de Director Geral da Unidade de Gestão da Dívida Pública,

No ministério das finanças ficou notabilizado como tendo ganho a confiança de Archer Mangueira que no seguimento da eleição  de João Lourenço a Presidente da República, propôs o seu nome para secretario de Estado, mas seria rejeitado no palácio presidencial em favor de duas jovens economistas, Vera Esperança dos Santos Daves e Aia-Eza Nacília Gomes da Silva.

Em meados de 2018, Ciel Cristóvão seria exonerado da Unidade de Gestão da Dívida Pública, num período em que ficaria também prejudicado com a circulação de denuncias insinuando o recebimento de comissões em troca do pagamento da dividas a empresas. O ministério reagiu na altura, contestando as acusações e ao mesmo tempo manifestou confiança na integridade do jovem economista.

Foi afastado e passou a cuidar dos negócios da família no ramo da mineração,  restauração, agricultura (fazenda deixada pelo seu pai).

Tags
Mostrar Mais

Ernesto

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button