Política

Ex-Director da secreta nomeado administrador de Viana

O tenente-general Fernando Eduardo Manuel, foi esta semana nomeado pelo governador de Luanda, para em Comissão de Serviço, exercer o cargo de Administrador Municipal de Viana, em substituição de André Soma.

Ex-Director da secreta nomeado administrador de Viana
Ex-Director da secreta nomeado administrador de Viana

Fernando Eduardo Manuel, antigo vice-ministro do interior para a segurança de Estado, da década de 90,  foi até Maio passado,  o director-adjunto do SINSE para a área operacional. É um quadro oriundo do extinto MINSE, moldado ao estilo da antiga escola comunista. Os funcionários da secreta apontavam-lhe particularidades descontextualizadas a modernidade que se requeria ao aparelho de segurança.

A sua saída do SINSE, aconteceu num momento conturbado em que recaiam contra si, alegações  de que as suas empresas privadas do ramo da segurança privada estariam no contrabando de diamantes na região leste do país, uma acusação que nunca mereceram a sua reação.

Como segunda figura do SINSE, era dado como estando numa “grave” situação de promiscuidade e conflitos de interesse por acumular a sua posição de gestor público com o cargo de Presidente do Conselho de Administração de duas empresas de segurança privada, ligado aos seus interesses empresariais: A “Angolans Petroleum Services”e da “AP-Service- Luia”.

A “AP-Service- Luia” é uma empresa criada por Fernando Eduardo Manuel aos 27 de Dezembro de 2007, na qual o mesmo detém 10% e outra parte pertencente a “Angolans Petroleum Services”, empresa por si fundada.

Dados do portal eletrónico (http://apservices.co.ao/a-empresa), indicam que a empresa do ex- numero dois da secreta angolana operava em dez províncias dedicando-se prestação de “serviços de apoio à indústria petrolífera, diamantífera e outros segmentos do mercado, mormente nos ramos de segurança privada, humana e electrónica, transporte rodoviário, exploração mineira”.

Fonte: Club-k.net

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button