DestaquePolítica

João Lourenço: “Problemas nas fronteiras entre RDC, Ruanda e Uganda podem ter dias melhores”

O Presidente da República, João Lourenço manifestou hoje a esperança de que os problemas existentes nas fronteiras entre a RDC, Ruanda e Uganda possam “ter dias melhores”, garantindo que Angola tudo fará para trazer a estabilidade à região.

João Lourenço: "Problemas nas fronteiras entre RDC, Ruanda e Uganda podem ter dias melhores"
João Lourenço: “Problemas nas fronteiras entre RDC, Ruanda e Uganda podem ter dias melhores”

Presidente da República garantiu que Angola tudo fará para trazer a estabilidade à região
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

João Lourenço falava na abertura da minicimeira quadripartida, que reuniu em Luanda os Presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, Ruanda, Paul Kagamé, e Uganda, Yoweri Museveni, para discutir a segurança e estabilidade na região dos Grandes Lagos e em particular dos conflitos fronteiriços que envolvem as tropas ruandesas, ugandesas e congolesas.

“A ordem de trabalhos é curta: a segurança na fronteira entre os três países e as relações entre Ruanda e Uganda. Não esperamos resolver todos os problemas dos Grandes Lagos, mas que muitos problemas poderão ter dias melhores num futuro breve”, disse João Lourenço, citado pela agência Lusa ao abrir os trabalhos da minicimeira, que começou com duas horas e meia de atraso devido à chegada tardia de alguns chefes de Estado.

Trata-se da segunda minicimeira depois de outra realizada em Kinshasa em maio passado e que pela primeira vez conta com o Presidente do Uganda, facto salientado por João Lourenço na intervenção inicial de boas-vindas.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button