Política

Ministra de Estado aborda cooperação cultural com Mali

Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, reafirmou, neste domingo, em Addis Abeba, capital da Etiópia, as perspectivas de cooperação entre Angola e o Mali no domínio da cultura e das artes.

A convite da ministra da Cultura do Mali, Diaye Rama Diallo, a ministra angolana foi a convidada de honra numa exposição  de uma tenda touarage, que representa a riqueza cultural dos povos do deserto do Sahel e a sua diversidade linguística e artística.

Carolina Cerqueira reafirmou os lados de amizade e fraternidade entre os dois  países, tendo ressaltado o engajamento comum do Mali e de Angola por uma cultura africana ao serviço do desenvolvimento, da paz e da integração e coesão  do continente.

Referiu também que  a promoção da cultura africana passa pela valorização do património natural e cultural dos estados membros da UA, fonte de recursos e também de projeção da realidade das sociedades africanas, tendo-se regozijado pelo facto da cidade histórica de MBanza Kongo ser património da Humanidade.

A referiu que Angola está engajada na proteção do património mundial, que constitui uma  premissa indispensável para o desenvolvimento sustentável das comunidades, alertando, contudo, que a sua preservação e conservação requer uma atenção especial  e uma mobilização colectiva e de inovações que tragam resultados a favor do bem-estar das comunidades, em conformidade com as recomendações da Agenda 2063 da UA.

Neste domingo, à margem da 33ª Cimeira da UA, realizou se um e encontro de alto nível, promovido pelo Presidente do Mali, Boubacar Keita, que contou com a presença Chefes  de Estado e de Governo, ministros e representantes das Unesco e da UA.

A Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, e a ministra de Estado, Carolina Cerqueira, participaram no encontro como convidadas de honra.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button