Presidente do México felicita João Lourenço

O Presidente do México, Enrique Penã Nieto, manifestou a sua vontade de manter os vínculos de amizade e cooperação com Angola, segundo uma nota da embaixada daquele país em Luanda.

Chefe de Estado foi felicitado pelo homólogo mexicano
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

O estadista mexicano manifestou esta posição numa mensagem de felicitações à investidura de João Lourenço no cargo de Presidente da República de Angola, ocorrido a 26 de Setembro último.
“Receba a minha maior felicitação pelo motivo da sua tomada de posse como presidente da República de Angola”, escreveu Enrique Penã.
Na mensagem, Enrique Penã Nieto deseja ao novo Presidente da República, João Lourenço, êxitos no mais alto cargo de responsabilidade no país.
“O México tem a firme vontade de continuar o fortalecimento dos vínculos de amizade e cooperação entre os nossos povos”, afirmou o Chefe de Estado mexicano Penã, na sua mensagem.
No seu discurso de investidura, o Presidente da República, João Lourenço, afirmou que a relação com os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) vai estar presente nas opções do novo Executivo, pela sua importância histórica e pela necessidade de continuar a cultivar os laços forjados no período da conquista e consolidação das suas independências.
O Chefe de Estado angolano prometeu igualmente trabalhar no sentido de garantir uma maior presença de angolanos no sistema das Nações Unidas, na União Africana e nas organizações regionais, o que, na sua óptica, pressupõe uma maior aposta na formação e acompanhamento de jovens angolanos para futuras campanhas diplomáticas.
Angola, disse João Lourenço, dará primazia a importantes parceiros, tais como os Estados Unidos da América, a China, a Rússia, Brasil, Índia, Japão, Coreia do Sul e outros não menos importantes, “desde que respeitem a nossa soberania”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *