AngolaDestaqueReligião

Acordo entre o Governo e a Igreja católica está na fase final

O acordo-quadro entre Angola e a Santa Sé está na fase final, revelou ontem, em Luanda, o núncio apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, D. Petar Rajic.

Acordo com a Santa Sé está na fase final
Acordo com a Santa Sé está na fase final

O acordo abrange o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica em Angola e a titularidade dos seus imóveis,
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

À imprensa, depois de ser recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, o núncio apostólico indicou que a conclusão do acordo é sinal de boas relações entre as duas partes.

“Podemos falar de poucos dias para a conclusão do acordo. Essa fase final é um momento de muita felicidade para as partes”, afirmou o arcebispo Petar Rajic, que apresentou cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado.
O acordo abrange o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica em Angola e a titularidade dos seus imóveis, incluindo escolas e centros de saúde espalhados pelo país.Em Março do ano passado, o Presidente João Lourenço criou uma comissão interministerial para as negociações do acordo-quadro a ser celebrado com a Santa Sé.
Na audiência com o Chefe de Estado, D. Petar Rajic agradeceu o apoio do Governo à Santa Sé e à Igreja Católica em Angola, a colaboração e a cooperação para a conclusão do acordo entre as duas partes.
O representante do Papa considerou que a Igreja Católica em Angola “é muito activa e jovem”, presente em vários pontos do país com paróquias, escolas e outros projectos sociais para o povo, que precisa de apoio espiritual e material.
Sobre o projecto de modernização do Santuário da Muxima, o núncio apostólico disse ser uma questão para o bispo de Viana e que é também desejo do Governo apoiar o mesmo.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button