Saúde

Bié com reforço de 71 reformados na luta contra covid-19

Cuito - Setenta e um profissionais reformados, entre médicos e enfermeiros, já foram notificados para integrarem as equipas de combate e prevenção à covid-19, na província do Bié.

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde, João Campos Cacungula, que falava à ANGOP, apesar de estarem na reforma, os profissionais em causa estão em perfeitas condições de saúde e física para ajudarem as autoridades sanitárias.

João Campos Cacungula assegurou, por outro lado, que estão já capacitados 65 profissionais de saúde, para além dos mais de mil agentes da Cruz Vermelha de Angola (CVA) que têm ajudado o Governo na sensibilização contra à pandemia n comunidades.

Em quarentena estão 47 cidadãos, sendo 15 em regime domiciliar e 32 em institucional.

A província recebeu mais seis ventiladores, aumentando para oito o número desses aparelhos, e 13 médicos cubanos, que estão a ser distribuídos pelos nove municípios.

O sector da Saúde no Bié conta com 109 médicos especialistas de várias áreas, distribuídos em 180 unidades sanitárias, bem como três mil e 332 enfermeiros, entre licenciados, médios e básicos.

Com perto de dois milhões de habitantes, esta parcela do país, centro de Angola, regista com frequência doenças como, malária, as doenças respiratórias agudas (DRA), doenças transmissíveis e não transmissíveis, diabetes, traumatismos, entre outras.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button