Saúde

Covid-19: Laboratório nacional realiza mais de dois mil testes

Luanda - Duas mil e 196 amostras de cidadãos suspeitos do novo coronavírus (covid-19) foram processadas pelo laboratório de biologia molecular nacional, desde que começou a testagem no país, em Março último, abrangendo angolanos e estrangeiros.

Deste total, mil e 737 cidadãos testaram negativos e 25 positivos, dos quais seis recuperados (duas altas clínicas), 17 activos e dois mortos, segundo o secretário de Estado para Saúde Pública, franco Mufinda.

Falava na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre a pandemia, referiu que, nas últimas 24 horas, o número de amostras em processamento aumentou de 329 para 434.

Isto, justificou o dirigente, devido à inclusão de cidadãos do condomínio Infinity, em Talatona (Luanda), e membros da tripulação dos últimos voos humanitários, provenientes da África do Sul, de Portugal e Cuba.

Na ocasião, Franco Mufinda deu a conhecer a existência de 737 cidadãos em quarentena institucional, tendo liberado um cidadão do Cuando Cubango, nas últimas 24 horas.

“Neste momento, estão em seguimento médico 938 pessoas suspeitas que tiveram contactos com os 25 casos positivos de covid-19 no país, até aqui todos importados”, referiu o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Para a prevenção e combate à pandemia, Angola observa, desde às 00h00 do dia 11 de Abril, o segundo período de Estado de Emergência que deve vigorar até às 23h59 deste sábado (dia 25 de Abril), ditando o isolamento social.

Trata-se da prorrogação dos primeiros 15 dias do regime excepcional, decretado pelo Presidente da República, a 25 de Março último, vigorando de 27 deste mesmo mês a 10 de Abril.

A partir deste domingo (dia 26), Angola vai observar uma segunda prorrogação do Estado de Emergência, até ao dia 10 de Maio próximo, mantendo a cerca sanitária, com vista a controlar definitivamente a pandemia em Angola.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button