Saúde

Covid-19: Médicos cubanos já em Malanje

Malanje - Os quinze médicos cubanos indicados para a província de Malanje, no quadro do combate e prevenção à covid-19, chegaram hoje (sexta-feira) nesta cidade.

Trata-se de especialistas em medicina familiar, em estatística e em assistência médica e medicamentosa, que, para além da missão a si esperada, vão formar também técnicos locais em matérias de atenção a primeira infância e medicina familiar.

Na recepção dos médicos, no aeroporto provincial de Malanje, o vice-governador para os sectores Político, Económico e Social, Domingos Eduardo disse que todos os esforços são necessários e devem ser redobrados para que o combate à pandemia na província e no país, em geral, seja consumado.

Precisou que os desafios desses especialistas são imensos, mas que com a colaboração e trabalho conjunto com os técnicos locais, pode-se combater a doença, tendo por isso apelado para a entrega de todos na referida luta.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, lembrou que os médicos cubanos antes de chegarem a Malanje cumpriram quarentena preventiva em Luanda.

Por esse motivo, disse, “logo há segurança quanto ao estado sanitário dos mesmos, que serão distribuídos a partir de terça-feira aos catorze municípios da província.

Fez saber que devido a dificuldades de acesso aos municípios de Marimba e Luquembo, os médicos seleccionados para essas localidades vão trabalhar provisoriamente na sede de Malanje.

Entretanto, a médica Mercedes Passamo, especialista em medicina geral integral, disse que a equipa está satisfeita por chegar ao país e em Malanje particularmente para participar da tão almejada luta contra o novo coronavírus que hoje assola o mundo.

Angola registou, nas últimas 24h00, sete novos casos de transmissão local da covid-19, elevando para 43 o total de pacientes que testaram positivo, desde Março último. Destes, dois morreram e 11 recuperaram.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button