Covid-19: Onze técnicos de saúde em quarentena institucional

Malanje – Onze técnicos de saúde, enfermeiros, maqueiros e dois médicos encontram-se, desde quarta-feira (29), em quarentena institucional obrigatória, por terem contacto com uma paciente suspeita de Covid-19, no hospital provincial materno-infantil.

A paciente em causa, 20 anos de idade, é proveniente do município de Xá-muteba, província da Lunda Norte, e foi transferida para o hospital materno-infantil por complicações pós parto de gémeos e acabou por falecer, na quarta-feira, depois de testar reactivo IGM para o Coronavírus.

Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, a par da complicação pós parto, a jovem apresentou insuficiência respiratória, razão pela qual foi submetida ao teste de Covid-19 e enviada a amostra para Luanda, pelo que se aguarda o resultado de confirmação.

Precisou que os técnicos de saúde vão continuar isolados no centro de quarenta institucional até serem testados e procedeu-se a desinfecção do banco de urgências onde a paciente esteve internada, enquanto o cadáver foi já sepultado por questões de prevenção.

Entretanto, a mãe e o marido da vítima, que a acompanharam testaram negativo.

Avantino Sebastião apela para a calma da população, aguardando pela confirmação das autoridades sanitárias e evitar especulações de informações como as que circulam nas redes sociais, segundo a qual o caso é positivo importado a partir de Xá-muteba.

  • Adicione seu comentário