Saúde

Endocrinologista quer centro para diabéticos

Luanda - A médica endocrinologistas Francisca da Silva, defendeu, este sábado, em Luanda, a construção ?urgente? de um centro de referência de diabetes, para que os doentes possam receber tratamento clínico ambulatório e multidisciplinar.

Ao falar à Angop, por ocasião o Dia Mundial de Diabetes (14 de Novembro), a igualmente membro da Sociedade de Endocrinologistas, Diabetes e Metabolismo, afirmou que o centro daria tratamento especializado para que os doentes tenham qualidade e prolonguem a vida.

O centro ajudaria nos diagnósticos precoce da doença, ao mesmo tempo que defende, igualmente, a criação de uma base de dados dos doentes.

Destacou a isenção do pagamento de direitos aduaneiros na importação dos medicamentos para diabetes, mas augura a sua subvenção, embora reconheça que tal só ocorreria se se tivesse estatísticas fiáveis e eficazes.

O programa em comemoração ao Dia Mundial de Diabetes, reserva um ciclo de palestras sobre o dia-a-dia do diabético.

Actualmente a diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países.

Para atender quase seis por cento da população angolana, num universo de mais de 29 milhões de habitantes que sofre de diabetes, Angola conta com apenas 15 especialistas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button