Saúde

Falta de comunicação compromete vacinação

Luanda- O secretário de Estado da Comunicação Social, Celso Malavoloneke, apontou, nesta segunda-feira, em Luanda, a falta de comunicação como obstáculo ao cumprimento do calendário da vacinação nalgumas zonas do país.

Nuno Albino, que respondia às preocupações dos deputados em relação às prioridades da comunicação social, durante a discussão da Proposta de Lei de Orçamento Geral do Estado para o próximo ano, sublinhou que, no período em que se trabalhou na elaboração da proposta de OGE para 2020, ainda não havia sido constituída a Comissão de Carteira e Ética.

“Estamos a trabalhar com o Ministério das Finanças no sentido do aumento das verbas para a instalação da Comissão da Carteira e Ética. Esta comissão é fundamental para a auto-regulação da Comunicação Social. É importante que se possa acomodar uma verba no OGE para instalação da Comissão de Carteira e Ética”, disse.

Em relação as prioridades do sector, apontou o redimensionamento do plano estratégico de comunicação social, assente no processo de reestruturação e modernização dos órgãos de comunicação social público e numa melhor comunicação institucional.

Nuno Albino garantiu que este orçamento vai também priorizar a extensão do sinal da rádio e da televisão públicas.

O ministro falou, também, da motivação e valorização dos jornalistas. “Não podemos ter órgãos modernizados, melhores condições de trabalho, sem motivação e valorização dos jornalistas”, reconheceu.

Quanto às rádios comunitárias, Nuno Albino disse que está prevista a revisão do Pacote Legislativo da Comunicação Social. “A matéria das rádios comunitárias está omissa na actual legislação”, disse o ministro, para quem estas rádios não devem ser financiadas pelo Estado.

“Não têm conteúdo editorial. Não podem realizar debates e notícias”, disse.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button