Saúde

Hospital necessita de 10 médicos de especialidade – Lunda Norte

O hospital materno infantil da Lunda Norte necessita de dez médicos nas especialidades de anestesia, pediatria, neonatologia e cuidados intensivos, para cobrir as necessidades.

Hospital necessita de 10 médicos de especialidade - Lunda Norte
Hospital necessita de 10 médicos de especialidade – Lunda Norte

A informação foi avançada quinta-feira, no Dundo, pela directora da unidade, Zuraida Palanca, realçando que a falta destes especialistas e consequentemente dos serviços, faz com que as crianças que necessitam de cuidados intensivos e pontuais sejam transferidos para o hospital geral da região.

Por outro lado, fez saber que de Janeiro a Maio do corrente ano foram realizadas mil e 446 consultas pré-natais, das quais 25 gestantes foram diagnosticadas com o vírus do VIH/Sida.

No mesmo período, 32 crianças de mães seropositivas nasceram mensalmente livres do VIH/Sida, fruto do programa de corte de transmissão vertical, lamentando o facto de as progenitoras abandonarem o tratamento após o parto.

Vinte e cinco gestantes seropositivas estão, actualmente, a ser acompanhadas por especialistas para que as crianças nasçam livres do VIH/Sida.

Revelou que as gestantes seropositivas são maioritariamente, mulheres com idades compreendidas entre os 20 a 35 anos, acrescentando que neste período foram realizadas 156 cesarianas e registados 270 abortos, tendo como causas as infecções vaginais, incompetência cervical, sofrimento fetal e tamanho do bebé.

Assegurou que o hospital, inaugurado em Outubro de 2017, e que comporta um bloco operatório, pediatria, hemoterapia, laboratórios, entre outros compartimentos, funciona com três especialistas e não tem problemas de fármacos, sobretudo aqueles de urgência hospitalar.

Angop

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button