DestaqueSaúde

Hospital Pediátrico atende por ano 974 crianças com anemia falciforme

Médico apela aos casais a fazerem um aconselhamento genético, exame que comprova níveis do sangue e das células, a fim de prevenir problemas futuros.

Hospital Pediátrico atende por ano 974 crianças com anemia falciforme
Hospital Pediátrico atende por ano 974 crianças com anemia falciforme

Mortalidade infantil por anemia falciforme acontece, geralmente, quando a criança tem problemas a nível do baço
Fotografia: DR

Pelos menos, 974 crianças que padecem de anemia de células falciforme são seguidas anualmente em consultas de especialidade no Hospital Pediátrico de Luanda “David Bernardino”, avançou hoje, Luís Reis da Fonseca, médico pediatra da referida unidade hospitalar.
Luís Reis da Fonseca, que falava ao Jornal de Angola, por ocasião do Dia Mundial do Doente de Anemia Falciforme, assinalado hoje, não soube com exactidão apresentar o número de doentes existentes a nível do país, mas afirma ser crescente a cifra de pacientes com falciformação, que em seu entender constituí um problema de saúde pública.
A nível do Hospital Pediátrico de Luanda estão a ser acompanhadas cerca de mil crianças doentes de anemia drepanocítrica em consultas de avaliação e seguimento.
O médico que tem sob a sua responsabilidade 60 crianças doentes falciformes, apela ao casais que pretendem casar para fazerem um aconselhamento genético, exame que comprova o seu estado de saúde, níveis do sangue e das células, a fim de prevenir problemas futuros, considerando ser esse o melhor método de prevenção da doença.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button