O secretário do Estado de Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio, garantiu, neste domingo, no Luena, o enquadramento, este ano, dos profissionais do sector aprovados no concurso público realizado em 2018.

MOXICO: SECRETÁRIO DO ESTADO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA ÁREA HOSPITALAR, LEONARDO EUROPEU INOCÊNCIO
FOTO: KINDA KYUNGU
Ao falar à imprensa à margem do acto central do Dia Internacional do Enfermeiro, confirmou a autorização do Presidente da República sobre o enquadramento no sistema dos médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e terapeutas apurados.
Anunciou, na ocasião, a abertura, nos próximos dias, de um novo concurso público, no qual estão reservadas cinco mil vagas para novos enfermeiros, para melhorar a qualidade dos serviços hospitalares prestados ao público.
Informou, por outro lado, que o ministério de tutela vai atribuir carteiras profissionais a todos os enfermeiros que têm formação e reúnem os requisitos com vista a exercerem a sua profissão na legalidade.
Leonardo Inocêncio informou igualmente que o MINSA está fazer a actualização das categorias e a transição automática dos técnicos de saúde a nível do país, uma acção que visa valorizar os trabalhos da classe no país.
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Oficialmente, esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.
O dia 12 de Maio foi escolhido em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.