Saúde

Municipio do Cazenga com novo centro de saúde

Luanda - Um centro de saúde com capacidade de atender pelo menos 300 pacientes por dia, foi inaugurado hoje (sexta-feira) no Distrito Urbano do Kalawenda, no Cazenga, pelo Governador de Luanda Sérgio Luther Rescova.

As autoridades sanitárias de Luanda referem que por estar num ponto estratégico, o centro de saúde vai atender os munícipes do Cazenga, Cacuaco,Viana e Kilamba Kiaxi.

O centro, que dispõe de 36 camas, sendo 26 para adultos e 10 para crianças, conta com os serviços de ginecologia, tratamento de tuberculose, análises clínicas, oftalmologia, odontologia, cirurgia e pediatria.

A unidade de referência conta ainda com atendimento materno, entomologia, raio X, vacinação, psicologia, fisioterapia e reabilitação.

Em declarações à imprensa, a coordenadora da infra-estrutura, Arlete Isaac, disse que a entrada em funcionamento da unidade sanitária enquadra-se no programa de aumento dos centros de referência nos municípios, para descongestionar os hospitais provinciais e os nacionais.

Deu a conhecer que o centro tem valências importantes, mas que “está inclinado” para a saúde materno-infantil com um atendimento 24h por dia.

De acordo com a responsável, a abertura do centro permitiu que muitos jovens tivessem o seu primeiro emprego.

O centro de saúde do Kalawenda está localizado no município do Cazenga, que conta com uma população estimada em mais de um milhão de habitantes e é composto pelas comunas do Hoji  Ya Henda, Tala Hady e Cazenga sede.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button