DestaqueSaúdeSociedade

Notificados 400 casos de malnutrição severa em Cacuaco

Pelo menos 420 casos de malnutrição severa foram notificados no Hospital Municipal de Cacuaco, durante o primeiro semestre do ano em curso, contra 253 de idêntico período de 2018, dos quais cinco resultaram em morte e 61 mereceram internamento, disse ao Jornal de Angola uma fonte daquela unidade sanitária.

Distribuição de soja tem ajudado a reduzir a malnutrição
Fotografia: Arão Martins | Edições Novembro

Segundo a directora clínica do Hospital Municipal de Cacuaco, Felismina Pio, por dia são diagnosticadas duas crianças com malnutrição severa, outras menos graves e as que apresentam um quadro clínico crítico são internadas.

A médica Felismina Pio manifestou-se preocupada com o aumento de casos de subnutrição, provenientes, na maioria, dos bairros Belo Monte, Funda, Paraíso e Boa Esperança.

Os técnicos da área de mal- nutrição têm realizado palestras de sensibilização junto dos pais que acorrem à unidade sanitária sobre as formas de prevenir a doença resultante da falta de nutrientes no organismo, nomeadamente como conservar os alimentos antes de os confeccionar, higiene pessoal e os cuidados com a água para beber.

Deu a conhecer que a criança com malnutrição apresenta sintomas como emagrecimento progressivo, edemas nos membros inferiores e falta de apetite, entre outros indicadores.

Explicou que face ao baixo redimento, as famílias não conseguem oferecer aos filhos uma dieta equilibrada, com alimentos básicos como leite, fruta, peixe, carne e ovos, entre outros produtos com proteínas e vitaminas essenciais à melhoria da saúde nutricional das crianças.

“Existem famílias, sobretudo do meio rural, em que a única alimentação que dão aos filhos é o funji de milho ou de bombó, com apenas molho de tomate, o que provoca vários problemas de saúde às crianças”, disse Felismina Pio.

Com capacidade para 70 camas, o Hospital Municipal de Cacuaco possui serviços de pediatria, oftalmologia, estomatologia, maternidade, dois blocos operatórios, cinco laboratórios, farmácia, esterilização, equipamento para produção de oxigénio e uma morgue.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button