Saúde

Transplantes de órgãos humanos podem ser feitos nos hospitais do país

As instituições hospitalares nacionais podem começar a fazer, pela primeira vez, transplantes de órgãos humanos. O Conselho de Ministros validou hoje a Proposta de Lei sobre o Transplante de Tecidos, Células e Órgãos Humanos, que segue, nos próximos tempos, para a aprovação da Assembleia Nacional.

Fotografia: DR

Há décadas que a sociedade civil e médicos especialistas reclamavam a aprovação de uma lei específica para acautelar, entre outras preocupações, a saúde de doentes renais que precisam de transplantes.

O diploma, validado na 3ª Sessão ordinária do órgão auxiliar do Presidente da República, foi apresentado por técnicos do Ministério da Saúde.

Recentemente, no primeiro simpósio sobre nefrologia da Clínica Multiperfil, foi anunciado que cerca de 1.600 pacientes com insuficiência renal crónica são submetidos à hemodiálise a nível nacional, mas com esperança de vida cada vez mais curta em função da ausência de legislação que regula o transplante de órgãos humanos.

No ano passado, a Sociedade Angolana de Nefrologia e a Associação dos Doentes Renais Crónicos fizeram apelos, campanhas de sensibilização e cartas para a Assembleia Nacional para a aprovação de uma lei específica.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button