Saúde

Vem aí o rim biónico

A partir de 2020, começam a ser feitos os primeiros testes em humanos, para o funcionamento do rim biónico, um dispositivo a ser implantado por intermédio de uma cirurgia.

Vem aí o rim biónico
Vem aí o rim biónico

Fotografia: DR

Segundo cientistas norte americanos, citados pelo jornal Diário de Notícias, o rim artificial trará uma grande melhoria na qualidade de vida para as pessoas que dependem do dispositivo de hemodiálise externo para sobreviverem.
Na hemodiálise, o sangue do paciente flui através de um filtro que remove resíduos prejudiciais, minerais e líquidos desnecessários.
Desta forma, o sangue retorna ao corpo do paciente, ajudando a controlar a pressão arterial e mantendo o equilíbrio adequado das substâncias químicas, como o potássio e o sódio.
O rim artificial está a ser desenvolvido por um grupo de universidades americanas com o nome de Projecto do Rim (The Kidney Project – https://pahrm.ucsf.edu/kidney) e será capaz de filtrar o sangue da pessoa continuamente, sem a necessidade de visitas ao hospital para sessões de 3 a 5 horas, como ocorre actualmente.
O novo rim artificial oferece uma nova esperança às pessoas que estão à espera de um transplante.
“Estamos a criar um dispositivo bio-híbrido que pode imitar o rim e é capaz de eliminar resíduos suficientes sem que o paciente precise de fazer a hemodiálise”, disse William Fissell, nefrologista e professor da Universidade Vanderbilt (www.vanderbilt.edu).

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button