Sociedade

COVID – 19: Cidadão cumpre quarentena em Mussuma Mitete

Lumbala Nguimbo - Um cidadão nacional foi submetido a quarentena institucional, desde sexta- feira última, na comuna de Mussuma Mitete, município dos Bundas, província do Moxico, por desobediência ao estado de emergência em curso no país.

Trata-se de Michael Vinhama, de 38 anos de idade, vindo da Zâmbia, passando pelos caminhos fiotes.

O sujeito entrou no país no dia quatro deste mês, a partir da fronteira de Zovo (Mussuma Mitete), alegando visita familiar (manteve contacto com a esposa e sete filhos).

O infractor que não apresenta sintomas de novo corona vírus foi descoberto pelas autoridades locais por meio de uma denúncia da população e fica em quarentena durante 15 dias, com acompanhamento de um sanitário.

Com este, sobe para 15 o número de pessoas em quarentena institucional no município dos Bundas, todos provenientes da República da Zâmbia.

O governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, que visitou a localidade, para avaliar as condições de protecção da fronteira, apelou o efectivo da guarda fronteira para redobrar a vigilância.

Pediu igualmente as entidades tradicionais, religiosas e a população em geral a colaborar com as autoridades policiais, denunciando os imigrantes ilegais.

Situada a 18 quilómetros da sede comunal de Mussuma Mitete, a fronteira terrestre de Zovo é vulnerável à violação devido a insuficiência de efectivo policial e falta de meios técnicos adequados para uma protecção regular.

Para reforçar as medidas de prevenção da pandemia, o governador provincial ofereceu algumas caixas de sabão azul e mascarás.

Para além de visitar as fronteiras de Zovo, comuna de Mussuma Mitete (98 quilómetros) e Malundo, comuna de Ninda (167 quilómetros) a sudeste de Lumbala Nguimbo, o governante deslocou-se igualmente a localidade de Lucula, a 32 quilómetros a norte da referida vila, onde visitou a associação dos camponeses dos antigos combatentes e veteranos da pátria.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button