Sociedade

Covid-19: Feirantes sensibilizados a respeitar distanciamento

Lobito - Em apenas dez dias, pelo menos mil e setecentos feirantes, em Benguela, foram já sensibilizados a usar máscaras e a respeitar o distanciamento social nos mercados informais, potencial foco de contágio pelo novo coronavírus, soube hoje a Angop.

De acordo com o secretário do Conselho Provincial da Juventude em Benguela (CPJ), Lucas Katimba, a campanha de sensibilização nos mercados iniciou a 23 de Abril e visa incentivar o cumprimento das medidas de prevenção à covid-19, recomendadas pelas autoridades sanitárias, sobretudo entre as populações “habitualmente” desinformadas.

O responsável aponta os mercadores informais como principal foco de contaminação, tendo em conta o grande aglomerado de comerciantes, compradores, roboteiros (estivadores), taxistas, kupapatas e seguranças de armazéns, associado ao comportamento de risco da maioria da população, que desrespeita o distanciamento de 1,5 metro e uso de máscara.

Assim, na semana passada, os 30 activistas sociais do CPJ sensibilizaram os feirantes nas praças da Caponte, 4 de Abril e mercado do peixe das Tombas, bem como os seguranças de 20 estabelecimentos comerciais, nos arredores da cidade de Benguela, tendo sido constatada a falta de distanciamento no acto de compra e venda de produtos.

Segundo Lucas Katimba, as vendedeiras apresentavam dúvidas sobre como cumprir a quarentena e ficar em casa, já que precisam trabalhar para comer.

O próximo passo é o Lobito onde, a partir da próxima terça-feira, a equipa de jovens activistas envolvidos na campanha começa a actuar nos mercados informais, com o propósito de atingir até três mil feirantes.

Originária na cidade chinesa de Wuhan, a covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, caracterizada fundamentalmente por febre, tosse, espirros e dificuldade respiratória.

Transmite-se por gotículas de saliva através de espirros, tosse ou contacto directo com mãos, utensílios ou superfícies contaminadas.

Angola tem 35 casos positivos da covid-19, com registo de dois óbitos e 11 pacientes recuperados.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button