Sociedade

Covid-19: Mais de 24 mil famílias beneficiam de água na Baía Farta

Benguela - Vinte e quatro mil e 220 famílias residentes no município da Baía Farta, província de Benguela, beneficiaram do fornecimento de água potável, esta semana, através de camiões e motorizadas cisternas, no âmbito da prevenção contra a covid-19.

Para o efeito, segundo o coordenador adjunto da Comissão Municipal de Prevenção contra a Covid-19, Miguel Domingos, contam com 12 camiões cisternas e 15 moto-cisternas, que continuam a levar a água às zonas mais recônditas da circunscrição.

No período em causa se distribuiu um milhão e 299 litros de água.

Dentre os bairros com dificuldades de água potável agraciados destaque para o Calueque, Kalohombo Vitula, 11 de Novembro, Senga, Dungo, Alto Liro, Liambuile, dentre outros.

A nível do saneamento básico, foram recolhidos, no mesmo período, 970 metros cúbicos de resíduos sólidos, com maior incidência para o antigo mercado da Draga, na sede municipal, praça nova, bairros Calueque e comandante Kassanji.

A Comissão trabalhou também na requalificação geral dos mercados, nomeadamente a Praça Nova e o mercado do Dombe Grande, que beneficiaram de acções de desinfestação.

Foram criadas as condições de distanciamento de dois metros entre os feirantes, bem como a distribuição de gratuita de mil máscaras faciais.

“Foram criados também pontos para lavagem das mãos com água e sabão, tanto para os feirantes como para as pessoas que ali acorrem”, disse.

O município da Baía Farta, com uma população estimada em 122 mil habitantes, não possui nenhum cidadão em quarentena domiciliar e institucional.

Mas conta com condições criadas no parque de campismo da Chimalavera para receber possíveis casos. O recinto tem capacidade para albergar 400 pessoas em naves e tendas.

“As naves estão todas preparadas. Já temos energia eléctrica e água no local”, frisou Miguel Domingos.

Campanhas de sensibilização para prevenção contra a covid-19 têm sido realizadas pela comissão técnica municipal nas comunidades, pescarias, salineiras e demais empreendimentos sócio-económicos instalados na Baía Farta.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button