Sociedade

Executivo prioriza projectos sobre o uso racional da água

O Presidente da República, João Lourenço, afirma que o Executivo vai dedicar maior prioridade aos projectos que visam aumentar o acesso e melhorar os serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais, de formal ambiental e economicamente sustentável.

João Lourenço pede mobilização da sociedade para a disponibilização da água
Fotografia: Francisco Bernardo | Edições Novembro

Numa declaração por ocasião do Dia Mundial da Água, assinalado ontem, o Titular do Poder Executivo sublinha que esta prioridade vai ser dada, não obstante o esforço que já está a ser feito para a conclusão de importantes projectos de construção de novos sistemas de captação e tratamento de água, quer no meio rural, quer urbano.
O Chefe de Estado revela que, embora o país disponha de abundantes recursos hídricos, em média, apenas 52 por cento da população têm acesso à água potável. Segundo João Lourenço, este cenário coloca ao Governo e a todas as forças vivas da Nação importantes desafios no sentido de mais rapidamente se avançar para a universalização do acesso a esse precioso bem, cumprindo o objectivo nº 6 dos Desafios de Desenvolvimento do Milénio, que perspectiva “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030.”
O Presidente lembra que a região sul do país, e em particular a província do Cunene, enfrenta uma difícil situação do ponto de vista de acesso à água pelas suas populações, em virtude da prolongada seca que se regista nessa parte do país.
Para mitigar os efeitos que tal calamidade provoca no seio dessas populações, informa, está a ser desenvolvido um programa de emergência, que compreende a construção e reactivação de mais de 300 furos artesianos, nos seis municípios da província, bem como a distribuição de camiões-cisterna e outros equipamentos capazes de aprovisionar e distribuir água potável nas localidades mais afectadas.
Ainda no quadro do programa de combate aos efeitos da seca, acrescenta, o Executivo prepara igualmente um importante conjunto de obras de aprovisionamento e adução de água, cuja construção deverá ter início proximamente e que constituirão soluções definitivas para garantir água para a população e gado de regiões do Cunene mais densamente povoadas.
Embora o Dia Mundial da Água seja comemorado no dia 22 de Março, o Presidente da República disse que nos outros 364 dias do ano devem ser adoptadas atitudes que concorram para a preservação e poupança deste recurso natural.
Para isso, diz, o Executivo, as organizações não governamentais e outras organizações da sociedade civil, continuarão a trabalhar na educação cívica dos cidadãos para a importância de não depositar lixo nos rios e lagos, economizar água nas actividades quotidianas e denunciar a destruição das condutas de água, chafarizes e outros equipamentos essenciais.
“O meu apelo vai no sentido de mobilizarmos toda a sociedade para que a disponibilidade de água e o acesso à mesma sejam não só uma garantia de vida saudável para a geração presente, mas também uma herança para as gerações futuras”, conclui a declaração do Titular do Poder Executivo.
O 22 de Março foi instituído Dia Mundial da Água pela Organização das Nações Unidas (ONU) aos 22 de Fevereiro de 1992, com o objectivo principal de criar um momento de reflexão, análise, consciencialização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema de carência deste líquido.
Embora dois terços do Planeta Terra estejam cobertos por este precioso líquido, apenas cerca de 0,008 por cento do total da água do planeta é potável. Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está a ser contaminada, poluída e degradada pela acção predatória do homem. O Presidente da República sublinha que esta situação é preocupante, pois poderá faltar água num futuro próximo, para o consumo de grande parte da população mundial.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também

Close
Back to top button