Sociedade

Livro sobre fenómeno migratório e lançado por Teresa Silva

“Fenómeno Migratório numa perspectiva de mundo em circulação”é o título de uma obra da autoria da professora Teresa Silva que será lançada hoje, em Luanda, pelas 16 horas, no Memorial António Agostinho Neto.

Livro sobre fenómeno migratório e lançado por Teresa Silva
Livro sobre fenómeno migratório e lançado por Teresa Silva

Fotografia: Vigas da purificação| Edições Novembro

O livro, que estará disponível ao público amanhã, conta, numa primeira fase, com 3000 exemplares e aborda aspectos que se relacionam com as transformações derivadas dos efeitos da globalização, do crescimento demográfico e das desigualdades que se revelam pertinentes ao longo dos tempos no tecido social e que, em última instância, se repercutem nos vários domínios das nossas vidas.
Teresa Silva disse ao Jornal de Angola que a obra reflecte também o resultado de uma profunda análise sobre a acção dos governos e das instituições no que tange às questões do fenómeno migratório nos dias que correm.
A autora defende, na sua obra, que os Estados devem gizar políticas internas que convirjam com os desígnios internacionais que visam a melhoria das condições de vida dos que, por razões de vária ordem ,vêm-se envolvidos nas malhas do fenómeno migratório.
Sustenta, ainda, numa análise mais alargada, que o fenómeno migratório deve ser abordado numa perspectiva que não prescinda a valorização dos traços sócio-culturais das regiões de origem dos que constituem os fluxos migratórios.
O livro foi publicado pela editora Fernando Mão de Ferro. Teresa Silva é doutora em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button