Empresa Maboque à beira da “falência”

Os trabalhadores da empresa Maboque, em Luanda, denunciam que estão há mais de seis meses sem salários. O mesmos alegam estarem em risco de serem despedidos a qualquer altura, sem quaisquer indemnizações. No entanto, acusam o presidente do Grupo “César & Filhos”, Armindo César, de má gestão, uma vez que a referida instituição vocacionada em serviços hoteleiros e outros, encontra-se à beira da falência.

Sem dinheiro para assalariar os trabalhadores há seis meses

Fonte: Club-k.net
Segundo denúncias apuradas pelo Club K, alguns responsáveis, pela gestão da Maboque, encontram-se no exterior de Angola há meses, onde de um tempo a esta parte procuram celebrar contratos com as empresas estrangeiras do ramo da construção civil, para no âmbito dos projectos do Grupo “César & Filhos”, transformar algumas das suas instituições em clínicas de saúde, enquanto os seus funcionários em Angola “padecem por falta de salários” sem qualquer justificação.

Entre os funcionários, muitos dos quais chefes de famílias, com mais de dez anos de serviço na Maboque, temem cair no desemprego nesta fase do começo do ano, quanto mais sem salários há cerca de seis meses, embora estejam plenamente a trabalhar, exercendo as suas funções para garantir funcionalidade da empresa.

“Trabalhamos todos os dias com base nos contratos e na Lei Geral do Trabalho, mas nunca vimos a cor do dinheiro há mais de seis meses. Não conseguimos pagar propinas dos filhos, falta comida nas nossas casas, para vir trabalhar temos de nos endividar sem saber como pagar as tais dívidas”, revelou um dos trabalhadores ao Club K.

De acordo com os trabalhadores, a intenção de um presumível despedimento colectivo sem indemnização, sob o protesto de crise financeira, por parte do patronato, Armindo César, é bastante evidente à semelhança do que terá ocorrido em Dezembro do ano de 2017. “Foram despedidos, sem justa causa, mais de 80 trabalhadores sem nenhuma compensação”, contou uma outra fonte.

Criada à 11 de Junho de 1993, entre várias actividades, a Maboque presta serviços nas áreas de catering (abastecimento logístico), hotelaria, turismo e comércio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *