AngolaSociedade

Mais de oito mil Bilhetes de Identidades (BI) abandonados nos postos de emissão do Huambo

Oito mil e 23 Bilhetes de Identidade (BI) estão abandonados, há mais de dois anos, nos postos de emissão da província do Huambo, uma situação que está a preocupar o departamento de Identificação Civil e Criminal.

Mais de oito mil Bilhetes de Identidades (BI) abandonados nos postos de emissão do Huambo
Mais de oito mil Bilhetes de Identidades (BI) abandonados nos postos de emissão do Huambo

Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, o chefe do departamento, Hélder Paulo Gomes, disse desconhecer as razões que levam os utentes a não procederem ao levantamento dos seus documentos de identidade, facto que tem vindo a aumentar ligeiramente.

Informou estarem na condição de abandono dois mil e 789 bilhetes emitidos antes de Dezembro de 2017 e cinco mil e 234 emitidos depois desta data, alguns dos quais de cidadãos que residem fora da província do Huambo.

Hélder Paulo Gomes  disse que maior parte destes documentos encontram-se no posto central (2.427) e nos postos de emissão dos municipios da Caála (1.543) e Bailundo (1.320). Os restantes estão nos postos do SIAC (751), Santa-Iria (594), Londuimbali (587), Ecunha (347), Ucuma (343) e posto de emissão móvel (111).

Apesar da situação em si não gerar constrangimento na rotina laboral, Hélder Paulo Gomes afirmou que o abandono intencional de Bilhetes de Identidade nos postos de emissão representa um desperdício de material, esforço e tempo, apelando, por isso, os utentes a evitarem tal prática.

“Muitos bilhetes acabam por caducar nos nossos serviços sem que os utentes os levantem. É uma situação que nos preocupa seriamente”, desabafou.

O chefe do departamento de Identificação Civil e Criminal informou que todos os meses, em média, são emitidos oito mil Bilhetes de Identidade na província do Huambo.

Em Janeiro deste ano, o delegado local da Justiça e dos Direitos Humanos, Ernesto Estevão Pedro, estimou em 500 mil o número de cidadãos locais que possuem Bilhete de Identidade, cifra que corresponde, apenas, a 25 porcento do total da população, calculada em dois milhões e 700 mil.

Angop

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button