DestaqueEducaçãoTecnologia e Ciência

Angola lança micro satélite “Cansat” para fins educacionais

Angola lança nesta quarta-feira em Cabo Ledo (a Sul de Luanda) o micro satélite “Cansat”, cujos fins são educacionais, informou segunda-feira, em conferência de imprensa, António de Sousa, director do Gabinete de Comunicação e Imprensa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI).

Micro satélite “Cansat” vai ser lançado em Cabo Ledo, a sul de Luanda, e tem fins educacionais
Fotografia: ANGOP

O “Cansat”, de acordo com o representante do MTTI, vai permitir aos formandos ter uma primeira experiência científica em projectos espaciais, conhecendo as diversas fases desde desenho, missão, construção, testes e lançamento de um satélite.

António de Sousa, que também é porta-voz do “Angotic2019”, aberto ontem pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, disse que o novo satélite, ou satélite em miniatura, deve atingir uma altitude de cinco quilómetros, a partir da zona de lançamento, podendo enviar dados telemétricos para a estação terrena criada no local (Cabo Ledo).

O pequeno satélite, cujo valor da construção não foi revelado, segundo o responsável só estará no ar no dia do lançamento, depois vai ser recolhido.

Os primeiros testes do “Cansat”, para preparação do lançamento, foram feitos com sucesso no passado dia 11. As avaliações ocorreram em Cabo Lebo e envolveram, entre outras entidades, a Força Aérea Nacional (FAN), que disponibilizou um helicóptero para a operação.

Os resultados dos testes demonstraram que o pequeno satélite deve ser lançado a uma altitude máxima de 400 metros, velocidade do vento não superior a 14 quilómetros por hora, a fim de estimar uma posição precisa de recolha, mediante as coordenadas do sistema de localização electrónica (GPS), para melhor comunicação com a estação terrena.

JA

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button