Tecnologia e Ciência

Polícia inglesa utiliza tecnologia para detetar o uso de telemóvel ao volante

O sistema, desenvolvido pelas forças de segurança de Thames Valley e Hampshire, emite um sinal luminoso de alerta ao detetar sinais 2G, 3G ou 4G nos automóveis.
Polícia inglesa utiliza tecnologia para detetar o uso de telemóvel ao volante

As forças de segurança de Thames Valley e Hampshire, em Inglaterra, estão a usar uma tecnologia que tem como objetivo detetar a utilização de telemóvel ao volante. Do sistema fazem parte dois detetores, instalados na auto estrada A34, em Oxfordshire, com o custo de 6 mil libras por unidade.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria pelas duas forças policiais e pela empresa Westcotec. O sistema não grava imagens, mas identifica sinais de 2G, 3G e 4G, emitindo um sinal luminoso alertando o condutor no sentido de parar de utilizar o dispositivo.

O detetor consegue identificar se estiver a ser utilizado um sistema Bluetooth de mãos-livres, não advertindo o condutor nessa situação. No entanto, a tecnologia não tem capacidade para distinguir se quem está a usar o telemóvel é o condutor ou um passageiro, ativando o sinal sempre que detetar atividade.

De acordo com a BBC News, a tecnologia vai ser utilizada de forma preventiva, como forma de educar e sensibilizar os condutores. Ao mesmo tempo, pretende identificar os pontos onde o uso do telemóvel ao volante acontece com maior frequência.

Matt Barber, agente da polícia de Thames Valley, admite que “o sistema não é infalível”, mas considera a medida positiva no sentido em que “é necessário tornar a utilização do telemóvel ao volante tão socialmente inaceitável como é conduzir sob o efeito de álcool”.

Em Portugal o uso de telemóvel ao volante é penalizado mas não deixa de ser frequente, tendo-se registado um aumento do número de multas no último ano.

Sapo

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button