SociedadeTransporte

China entrega locomotivas a Angola

Beijing - A China entregou, este sábado, as primeiras quatro de um lote de 10 novas locomotivas para a transportação de passageiros nas zonas periurbanas das cidades de Luanda, Huambo, Benguela e Lubango.

O acto de recepção e embarque para Angola das primeiras quatro unidades decorreu na cidade de Tangshan, 180 quilómetros ao sul de Beijing.

A cerimónia foi testemunhada pelo director-geral do Instituto Ferroviário de Angola, Ottoniel Manuel, acompanhado de outros técnicos seniores do Ministério dos Transportes.

Cada uma das locomotivas, tecnicamente designadas “Unidades Múltiplas Diesel”, é composta por quatro carruagens, que, segundo o director do instituto ferroviário de angola, podem transportar até 696 passageiros “devidamente acomodados”.

Fabricadas pela empresa chinesa CRRC, as máquina destinam-se exclusivamente ao transporte público urbano, são muito mais rápidas, “amigas” do ambiente e menos dispendiosas, em termos de custos operacionais e de manutenção.

O director-geral do Instituto Ferroviário de Angola, Ottoniel Manuel, não revelou o valor que Angola desembolsou na aquisição dessas locomotivas.

O responsável disse que a cooperação entre Angola e China, no domínio ferroviário, tem sido “satisfatória” nos últimos 15 anos, o que ilustrou com a reabilitação “completa” dos caminhos-de-ferro em todo país, aquisição de equipamentos e a formação de quadros angolanos através da linha de crédito da China.

 A operar em Angola há mais de 15 anos, a CRRC é a maior e a mais antiga empresa chinesa especializada na concepção e fabrico de equipamentos ferroviários e exporta locomotivas para mais de 20 países, incluindo Estados Unidos e Canadá.

Tags
Mostrar Mais

Bernardo Seculo

Jovem Empreendedor , Sonhador , Estudante Do Curso de Técnico De Informática, Escritor e Editor de Noticias no site Angola Nossa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button